PET – Programa de Educação Tutorial

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando–lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

 

São objetivos deste programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

 

Até o ano de 1999, o programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior – DEPEM. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação.

 

“Na UnB, o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) é o responsável pelo acompanhamento dos grupos do PET. Ao todo, o Programa envolve 19 grupos, totalizando cerca de 241 estudantes que participam do Programa que participam do Programa”.

Cadastramento

de Dados Bancários

Alteração

de Dados Bancários

Devolução

de Bolsas

Preenchimento

do Termo de compromisso no SEI

Manual

de Orientações Básicas (MOB)

Manual

Informe-se

Legislações

Informe-se

Pular para o conteúdo